10 de mai. de 2022

Aviagen anuncia investimentos de mais R$ 250 milhões para aumentar capacidade de produção de matrizes no Brasil

Aviagen Latin America Logo

Nova fase de expansão da empresa contempla a construção de uma nova granja de avós, ampliação de incubatórios, nova fábrica de maravalha e reforma da fábrica de rações

CAMPINAS, Brasil – Como parte de seu plano de crescimento e expansão na América Latina, a Aviagen®, empresa de genética de aves que comercializa aves sob a marca Ross®, anuncia um novo investimento de R$ 250 milhões em um projeto para aumentar a capacidade de produção de matrizes no Brasil, maior exportador mundial de carne de frango. Denominado Projeto de Expansão 4, eleva os investimentos da empresa para um total de R$ 510 milhões nos últimos 5 anos e agrega 4 milhões de matrizes/ano à atual capacidade de produção.

O projeto inclui a construção de uma nova granja para a produção de matrizes no estado de São Paulo, além da ampliação dos incubatórios de Carambeí (PR) e Rio Claro (SP). Os investimentos contemplam ainda a reforma na fábrica de ração da empresa em Itaí (SP) para melhorar a produtividade, aumentar a capacidade de armazenagem e atender a todas as novas unidades, além de uma nova fábrica de maravalha (raspa da madeira, resíduo de beneficiamento que é usado como substrato em cama para aviários). A nova granja para a produção de matrizes terá os mais modernos equipamentos e ambiência controlada, seguindo também os padrões de conectividade implementados pela empresa em todo o sistema produtivo. Já os incubatórios de Carambeí e Rio Claro aumentarão a produtividade através de novas incubadoras de estágio único de alta tecnologia.

Ivan Pupo Lauandos

Esses investimentos permitirão um acréscimo de 4 milhões de matrizes por ano na capacidade produtiva da empresa a partir de 2023/2024. “Além daquilo que já investimos, nos Projetos de Expansão anteriores, aprovamos mais este robusto investimento para atender à crescente demanda pelo produto Ross 308 AP não somente no Brasil, mas em toda América do Sul. Isso é resultado da excelente performance em nível de matriz, frango e frigorífico. Essas novas estruturas permitirão à Aviagen seguir seus planos de crescimento contínuo para fornecimento de material genético de ponta”, destaca o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos.

Investimentos recentes no Brasil

A Aviagen tem marcado uma história de crescimento e sucesso no país onde a indústria avícola vem alcançando relevância significativa nas últimas décadas, como maior exportador de carne de frango e 2º maior produtor mundial de carne de frango.

Para acompanhar uma demanda cada vez maior e ao mesmo tempo fortalecer o suporte aos produtores, a Aviagen vem investindo de forma consistente para aumentar a capacidade de avós e matrizes no país. Novos incubatórios, granjas, fábrica de ração e laboratório foram incorporados ao sistema de produção.

Em 2019, a Aviagen aumentou sua produção com duas granjas de avós em Capinzal e Caçador (SC), além de um incubatório para produção de matrizes em Carambeí (PR), no Projeto de Expansão 2 (Complexo Sul).

Já em 2021, no Projeto de Expansão 3, a Aviagen, em parceria com o Grupo Alvorada, deu início à construção de uma granja de produção de matrizes no Sudoeste do estado de São Paulo, com capacidade anual de 2,1 milhões de matrizes Ross 308 AP.

A Aviagen também anunciou, no início de 2022, um investimento em uma área em Sarutaiá (SP) para a construção de uma nova granja de bisavós, também no estado de São Paulo, para a produção de avós.

“Completamos em fevereiro deste ano 15 anos da aquisição dos ativos da Agroceres Ross e atuação independente no mercado de genética avícola no Brasil e, ao longo de todo esse tempo, seguimos investindo de maneira consistente”, completou Ivan.

.